segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Camocim avança 11,9% no SPAECE ALFA

Professores do 2º ano do ensino fundamental, da rede de ensino público municipal, destaque como alfabetizadores NOTA 10 (confira os nomes AQUI) foram homenageados durante o encontro para a socialização dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE-ALFA 2008. O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação e 4ª CREDE apresentou os resultados da educação básica de Camocim, que cresceu 11,9% com relação a avaliação feita em 2007.
Priorizando a qualidade da alfabetização de crianças durante os anos iniciais de escolaridade, o Estado realiza anualmente o SPAECE-ALFA, que consiste numa avaliação externa e censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano, do ensino fundamental das escolas municipais e estaduais. Os resultados apresentados na avaliação contribuem para formação de políticas públicas educacionais, que suprirão as carências e as deficiências dos alunos avaliados.
Dentro do Programa, as escolas são avaliadas através de testes, com itens elaborados pelos professores da rede pública, orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e os Referenciais Curriculares Básicos da Secretaria de Educação do Estado. Os alunos também são submetidos a questionários contextuais, para avaliar dados sócio-econômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores. Os resultados são divididos em cinco quesitos: “desejável”, “suficiente”, “intermediário”, “alfabetização incompleta” e “não alfabetizado”.
Da avaliação realizada em 2007 para a do ano de 2008, a educação de Camocim avançou aproximadamente 12%, melhorando o índice principalmente nas escolas da zona rural. “De 2007 pra 2008 o município cresceu 11,9%. Mas, a gente reconhece que houve um crescimento e pode ser melhorado. Então a gente espera que esse ano, além da participação melhorar para todas as crianças, também o indicador seja atingido para todas as escolas e pra isso a gente conta com todo um trabalho da Secretaria Municipal da Educação, da Prefeitura Municipal”, declarou Elvira Veras, da 4ª CREDE.
Confira AQUI o desempenho das escolas municipais de ensino infantil.
Mais informações:

Ouça Elvira Veras (Orientadora da 4ª CREDE):

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo